Por: Redação Veja Folha | São Gabriel do Oeste
Conhecido como urutau ou pássaro fantasma, a ave da espécie Nyctibius griseus, foi vista na tarde desta segunda-feira (10) região central de São Gabriel do Oeste.
O pássaro é difícil de ser visto já que tem hábitos noturnos e raramente é visto em grandes centros urbanos. A ave tem como principal característica permanecer imóvel para se camuflar.
O Urutau estava sobre uma placa de sinalização na rua Paraná e filmado pelo Vereador Rogério Rohr que publicou em suas redes sociais.
PUBLICIDADE
A espécie
O urutau possuiu uma característica única em aves, chamada de “olho mágico”. São duas fendas na pálpebra superior, que permitem que o animal fique imóvel por longos períodos, observando os arredores, mesmo de olho fechado.
Ela também utiliza muito bem sua plumagem para se camuflar. Normalmente, a ave se passa por um pedaço de madeira, um galho de árvore ou mesmo troncos partidos. Ainda é característico que o pássaro fique estático, não se assustando facilmente.
PUBLICIDADE
As aves dessa espécie medem aproximadamente 35 cm e pesam em torno de 16 gramas. Alimentam-se de insetos noturno, como grandes mariposas, cupins e besouro, que o urutau apanha em pleno voo. Além disso, são pássaros que têm o hábito de cantar à noite. Seu canto, inclusive, que muitos consideram triste, alimenta várias lendas.
O urutau em tupi-guarani significa ave-fantasma e é considerado um animal misterioso. A espécie está ligada à mitologia dos povos indígenas da Amazônia.
Os urutaus levam uma vida solitária, já que quase nunca são vistos em casal, a não ser quando se acasalam ou estão cuidando de sua cria, que abandonam depois de três semanas de nascimento.
PUBLICIDADE
No data was found
Please select listing to show.
No data was found