Autores do furto de equipamentos de tecnologia em São Gabriel moram no Paraná e estão presos preventivamente

19/ 02/24
Prisão durante operação da Polícia Civil de São Gabriel do oeste, PRF e Deleagro. Foto: Reprodução
Prisão SGO Operação Conjunta
Por: Redação Veja Folha |  São Gabriel do Oeste
Os três homens presos no dia 9 de fevereiro, acusados de serem os autores do furto de equipamentos de tecnologia agrícolas em São Gabriel do Oeste foram identificados como sendo Leonardo Carvalho Ortêncio, Romário Ortêncio de Souza e Kelwin Adriano Back Ludwig, de 30, 25 e 24 anos, respectivamente. Eles são residentes em Itaipulândia, no Paraná, e não possuíam passagens policiais por furto ou roubo.
Após passarem por audiência de custódia, tiveram a prisão em flagrante transformada em prisão preventiva.
No depoimento, Leonardo, apontado como o chefe dos outros dois, revelou que recebia informações por telefone de um homem que ele identificou como Piá da Globo, que seria de Primavera do Leste (MT), sobre os locais em que os furtos deveriam ocorrer, deixando claro que existe uma quadrilha muito bem estruturada para esse tipo de ataque.
Ele disse que esse Piá da Globo trocava constantemente de número de celular e que ele seria o responsável pelo recolhimento dos aparelhos que haviam sido deixados no meio dos matagais. O rapaz alegou que não o conhece pessoalmente e que boa parte das informações que recebia eram de terceiros que estavam a mando desse Piá da Globo.
Kelwin Adriano, por sua vez, informou que parte das pessoas que entravam em contato para dar as orientações falavam espanhol, evidenciando que a quadrilha tem ramificação também no Paraguai e que possivelmente seria esse o destino final dos aparelhos de GPS que eram furtados em fazendas brasileiras.
Agora, os investigadores estão em busca dos outros envolvidos e daqueles que compram esses equipamentos. Combinando o GPS com sistemas de informações geográficas (SIG), é possível adubar o solo conforme a necessidade, o que reduz os custos e aumenta a produtividade.
 Prisão
A prisão dos acusados aconteceu após os investigadores começaram a analisar as imagens capturadas pelas câmeras da CCR MSVia nos locais próximos às fazendas invadidas.
Nestas análises descobriram uma caminhonete com placas do Paraguai que circulou pela BR-163 nas imediações das fazendas tanto nos dias dos furtos do fim de 2023 quanto no começo de fevereiro deste ano.
Perceberam, também, que esta mesma S-10 saiu de São Gabriel do Oeste no dia 7 de fevereiro e percorreu cerca de 300 quilômetros pela BR-163 rumo a Mato Grosso, onde duas fazendas foram atacadas em Itiquira um dia depois dos roubos em São Gabriel do Oeste.
As câmeras de monitoramento da BR-163 foram fundamentais para que a polícia de Mato Grosso do Sul começasse a desmantelar a quadrilha que causava prejuízos milionários a produtores rurais furtando equipamentos de alta tecnologia em tratores e colheitadeiras vários estados brasileiros e até no Paraguai.
A prisão foi realizada em operação conjunta da Polícia Civil de São Gabriel do Oeste, Deleagro e PRF

Com informações do Correio do Estado
No data was found
Please select listing to show.
No data was found
Gif 2

PREVISÃO DO TEMPO

ÚLTIMAS NOTÍCIAS