
Por: Redação Veja Folha | MS
A Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) aprovou, na manhã desta quarta-feira (22), o reajuste médio de 12,11% para consumidores de energia em Mato Grosso do Sul. A decisão ocorreu durante a 8ª Reunião Pública Ordinária da agência, transmitida pela internet.
Conforme a decisão, o aumento na conta será de 12,39% para consumidores de alta tensão (indústrias e comércios de grande porte) e de 11,89% para clientes de baixa tensão, que corresponde aos consumidores residenciais.
PUBLICIDADE
“Neste momento, a Aneel cumpre com seu papel de cumprir contratos conforme regras aprovadas e discutidas”, disse Sandoval Feitosa, diretor-geral da Aneel, ao comunicar o aumento.
Ainda durante a discussão sobre o reajuste, a relatora da resolução destacou falas do Concen-MS (Conselho de Consumidores da Área de Concessão da Energisa MS) sobre a “falta de políticas públicas mais estruturais que visassem reduzir os componentes do reajuste”.
Na última semana, o Conselho expressou preocupação com o tamanho do reajuste tarifário anual de 2026. Para o Concen-MS, o principal fator de pressão sobre as tarifas está relacionado aos encargos setoriais, que pressionam o reajuste na conta ao consumidor final.
PUBLICIDADE
Na reunião, o aumento foi aprovado com uso de diferimento tarifário, mecanismo previsto pela regulação que permite suavizar o impacto imediato do reajuste.
Assim, a medida reduziu o índice médio em cerca de 0,80 ponto percentual, passando de aproximadamente 12,91% para 12,11%. Em resumo e sem considerar o diferimento, o reajuste na conta de energia em Mato Grosso do Sul passou de +1,39% em 2025 para +12,93% em 2026.
** Envie fotos, vídeos, e converse com a redação do Veja Folha pelo WhatsApp (67) 99901-5295
No data was found
Please select listing to show.
No data was found



