Agricultura Familiar aumenta projeção de venda de alimentos para a merenda dos alunos de São Gabriel do Oeste

02/04/2026 09:02
Prefeito, vereador, secretários, produtores e participantes do ato de assinatura de certificado de adesão ao PNAE. Foto: Divulgação
Assinatura PNAE SGO
Por: Redação Veja Folha |  São Gabriel do Oeste
A agricultura familiar de São Gabriel do Oeste deve ampliar significativamente sua participação no fornecimento de alimentos para a merenda escolar em 2026, alcançando a projeção de 41% das compras da rede municipal de ensino.
A estimativa foi apresentada pela Prefeitura durante a assinatura do convênio do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), realizada nesta semana, com impacto direto na economia local, que deve movimentar aproximadamente R$ 363 mil.
Segundo o prefeito Leocir Montanha, a iniciativa representa um ciclo positivo entre educação e desenvolvimento econômico, ao mesmo tempo em que valoriza os produtores locais. “Estamos investindo em duas pontas essenciais: na qualidade da alimentação das nossas crianças e no fortalecimento da economia local. É o dinheiro público girando dentro do município e valorizando quem produz aqui”, afirmou.
PUBLICIDADE
O avanço consolida uma trajetória de crescimento contínuo no município. Em 2013, quando o programa teve início na cidade, apenas um produtor participava e o volume representava cerca de 1% das aquisições.
Ao longo dos anos, esse número evoluiu, chegando a aproximadamente 27% em 2025 e agora com expectativa de ultrapassar a marca mínima exigida por lei, ampliando ainda mais o espaço da produção local na alimentação escolar.
Com a nova etapa do programa, 14 produtores rurais passam a integrar o fornecimento, sendo responsáveis por mais de 29 itens que irão compor o cardápio das escolas municipais.
O secretário de Desenvolvimento Econômico, Adão Unírio Rolim, aponta o programa como uma oportunidade de crescimento com segurança para os agricultores. “O PNAE é uma oportunidade concreta para o produtor familiar crescer com segurança, tendo mercado garantido e apoio do poder público”, pontuou.
PUBLICIDADE
O modelo fortalece a economia ao garantir mercado para os pequenos produtores e manter os recursos circulando dentro do próprio município.
Criado pela Lei nº 11.947/2009, o PNAE estabelece que ao menos 30% dos recursos destinados à merenda escolar sejam aplicados na compra de produtos da agricultura familiar. Em São Gabriel do Oeste, o percentual projetado para 2026 supera essa exigência, refletindo o fortalecimento da produção rural e a organização dos produtores locais.
A administração municipal destaca que o impacto vai além da economia. O investimento também contribui para a melhoria da qualidade da alimentação oferecida aos estudantes, com produtos mais frescos e diversificados.
  Na área educacional, o secretário Edivaldo Siqueira de Abreu ressalta que a qualidade da merenda influencia diretamente no desempenho dos alunos. “Estamos levando alimentos mais saudáveis, frescos e de qualidade para nossos alunos, o que contribui diretamente para o desenvolvimento e o aprendizado”, ressaltou.
Prefeito Leocir Montanha assinado certificado de adesão de novos produtores ao programa. Foto: Divulgação
PUBLICIDADE
** Envie fotos, vídeos, e converse com a redação do Veja Folha pelo WhatsApp (67) 99901-5295 
No data was found
Please select listing to show.
No data was found