Vídeo: Raridade, cutia albina é flagrada em parque ecológico de São Gabriel do Oeste

21/ 04/22
Cutia
Uma cutia albina foi registrada por um morador de São Gabriel do Oeste, no parque ecológico Águas do Guarani. O distúrbio genético do albinismo é extremamente raro entre a espécie. Em uma gestação, as chances de nascer uma cutia albina é de 0,005%.
Ou seja, somente 1 entre 20 mil cutias nascidas tem chance de ter ausência total ou parcial de melanina.
PUBLICIDADE
Foi o morador Marcos Antônio Bezerra da Silva, 29 anos, que fez o registro do animal. De acordo com Marcos, a cutia albina é fêmea e arisca. Além disso, ela tem olhos vermelhos, que é uma característica comum entre animais albinos.
“Eu fiz as imagens aqui perto da onde eu moro. Eu já tinha visto ela, mas não tinha como gravar. Ela é um pouco arisca, mas dá para gravar de longe”, comenta Marcos.
PUBLICIDADE
Mireli Carla também registrou o animal na avenida Mato Grosso do Sul, próximo ao parque.
Conforme a Polícia Militar Ambiental (PMA), uma equipe irá até o local verificar o estado de saúde da cutia. “A equipe de São Gabriel vai dar uma olhada em que condições ela está, porque eles ainda não sabiam da existência dela no parque. O parque é pequeno, tem vários animais, como gansos, que estão soltos e recebem alimentação”, explica o tenente-coronel da PMA, Ednílson Queiroz.
O tenente-coronel ainda ressalta que o fato da cutia ser albina requer cuidados especiais. “Dependendo do local de vida, do sol, onde ela fica, precisa fazer a captura, porque todo animal albino tem muita propensão ao câncer de pele, porque não tem melanina, e tem pouca resistência aos raios ultravioletas, com chances enormes de câncer de pele. Mas, como é na cidade, talvez precise de um acompanhamento menor”, frisa.
PUBLICIDADE
No data was found
Please select listing to show.
No data was found