Prazo para pagamento do IPVA à vista com 15% de desconto termina hoje (08)
08/01/2026 08:49

Por: Redação Veja Folha | São Gabriel do Oeste
Os contribuintes de Mato Grosso do Sul têm até esta quinta-feira (8) para garantir o desconto de 15% no pagamento à vista do IPVA 2026. O prazo, que se encerraria na última segunda-feira (5), foi prorrogado pelo governo do Estado após falhas no sistema de emissão dos boletos.
Segundo a Secretaria Estadual de Fazenda (Sefaz), uma instabilidade técnica registrada na manhã de segunda-feira comprometeu a geração do Daems (Documento de Arrecadação Estadual), impedindo que parte dos proprietários de veículos conseguisse concluir o pagamento dentro do período inicial.
PUBLICIDADE
Em nota, a pasta afirmou que a prorrogação tem como objetivo evitar prejuízos aos contribuintes que tentaram quitar o imposto com desconto.
Já o cronograma de parcelamento do IPVA permanece inalterado. Quem optar por dividir o valor poderá pagar o imposto em até cinco parcelas mensais e iguais, com vencimentos previstos para os dias 30 de janeiro, 27 de fevereiro, 31 de março, 30 de abril e 29 de maio de 2026.
A consulta e a emissão das guias podem ser feitas pelo porta e-fazenda, do Governo de MS. Para ter acesso rápido basta clicar aqui.
Neste ano, aproximadamente 870 mil veículos compõem a base de cobrança do IPVA em Mato Grosso do Sul. O valor mínimo do imposto foi fixado em R$ 30 para motocicletas e R$ 55 para os demais veículos.
PUBLICIDADE
O pagamento pode ser realizado nas instituições financeiras credenciadas, por meio do Daems, disponível no portal da Sefaz, ou ainda pela Guia Única de Arrecadação do Detran-MS, quando emitida pelo órgão.
O decreto estadual alerta que o não pagamento dentro do prazo resulta na aplicação de juros e multa, além de impedir o licenciamento, a transferência e o registro do veículo. As regras valem para veículos registrados em todo o território sul-mato-grossense.
No data was found
Please select listing to show.
No data was found


