Cassação de mandato em Bandeirantes deixa Câmara com apenas oito vereadores até janeiro

20/12/2025 08:49
Fachada do prédio da Câmara de Bandeirantes / MS. Foto: Arquivo
Câmara de Bandeirantes
Por: Redação Veja Folha |  São Gabriel do Oeste
A Câmara de Bandeirantes ficará com apenas oito parlamentares até janeiro, após decisão da Justiça Eleitoral que determinou a retotalização dos votos da eleição proporcional para vereador no município.
A medida ocorre em razão da cassação do Drap (Demonstrativo de Regularidade de Atos Partidários) do partido União Brasil, após condenação por fraude à cota de gênero nas eleições de 2024.
Com a decisão, o vereador Valdir Péres Pereira (União Brasil), que ocupava o cargo de segundo secretário da Mesa Diretora, perde o mandato. Ele chegou a apresentar recurso contra a anulação do Drap do partido, mas o pedido foi negado pela Justiça Eleitoral, confirmando a perda da vaga.
PUBLICIDADE
De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul (TRE-MS), foram identificados indícios de candidatura fictícia por parte de uma candidata do União Brasil.
Ela foi condenada à inelegibilidade por oito anos, o que resultou na cassação do diploma de todos os candidatos eleitos e suplentes vinculados à chapa proporcional do partido.
A Justiça também declarou nulos todos os votos atribuídos à legenda do União Brasil no pleito municipal.
A recontagem dos votos estava prevista para ocorrer na tarde da última sexta-feira (19), mas um problema técnico relacionado à internet impediu a realização do procedimento.
PUBLICIDADE
Em razão do recesso de final de ano, uma nova data deverá ser marcada, com previsão de ocorrer a partir de 9 de janeiro.
Até que a retotalização seja concluída e o novo resultado seja homologado, a Câmara de Bandeirantes seguirá com uma cadeira vaga, funcionando com oito vereadores.
No data was found
Please select listing to show.
No data was found