Corumbá decreta emergência por escalada de incêndios florestais

04/10/2025 09:16
Foco de incêndio na serrado do amolar. Foto: Arquivo / IHP
Incêndio Corumbá
Por: Redação Veja Folha / Campo Grande News  |  MS
Com focos intensos se estendendo pelo entorno da Serra do Amolar, com dificuldades de combate por terra e aéreo, a prefeitura de Corumbá decretou situação de emergência por 90 dias devido aos incêndios florestais que voltaram a ocorrer no Alto Pantanal há uma semana.
Nota divulgada às 18h48 desta sexta-feira (3) no site oficial do Executivo corumbaense informa que a medida é uma resposta à “escalada dos incêndios florestais que atingem o município”. E faz um alerta: “a combinação de altas temperaturas, baixa umidade e ventos fortes potencializa a ameaça à população, à fauna e flora pantaneiras e à infraestrutura urbana e viária”.
PUBLICIDADE
Tomada de decisões – Conforme a prefeitura, a decretação de emergência “é uma medida essencial para acelerar a resposta do Executivo e fortalecer a coordenação da Defesa Civil” na tomada de decisões imediatas, como: solicitar reforço no combate aos focos, proteger as comunidades ribeirinhas, salvamento e evacuação dos moradores.
“Baseado no dossiê técnico da Defesa Civil Municipal, que inclui o FIDE (Formulário de Informações do Desastre) e croquis das áreas afetadas, o município encaminhará o pedido de reconhecimento da situação de emergência ao governo federal”, diz a nota.
Com esse reconhecimento, o município quer acesso ao apoio técnico e financeiro da União, somando-se aos esforços do Estados e parceiros institucionais, buscando ampliar rapidamente os recursos para logística, combate, assistência humanitária e restabelecendo os serviços essenciais.
PUBLICIDADE
No data was found
Please select listing to show.
No data was found