Golpe de visualização e arquivo zip pelo WhatsApp atinge moradores de São Gabriel do Oeste e Camapuã

03/10/2025 13:24
Arquivo tem sido enviados por meio de mensagem de WhatsApp. Foto: Reprodução
Golpe zip Whats
Por: Redação Veja Folha |  São Gabriel do Oeste
Moradores de São Gabriel do Oeste e Camapuã relataram, nesta sexta-feira (3), terem sido alvo de um ataque cibernético aplicado através do WhatsApp. O golpe circula a partir de números comerciais, pessoais e até de um posto de saúde, por meio do envio de um arquivo compactado (.zip).
Ao baixar o material, o usuário instala um vírus capaz de clonar contas do aplicativo, além de comprometer a segurança de celulares e computadores. Em poucos minutos, criminosos podem assumir o controle do WhatsApp da vítima, usando a conta para enviar novas mensagens fraudulentas e até solicitar dinheiro ou dados pessoais.
PUBLICIDADE
As mensagens trazem instruções enganosas, como avisos de que o conteúdo só pode ser aberto em computadores ou de que o download deve ser feito pelo Google Chrome. Na realidade, trata-se de um malware que, ao ser executado, dispara códigos maliciosos e permite o acesso remoto dos golpistas. Casos semelhantes já foram registrados em outros estados.
Em São Gabriel do Oeste a prefeitura emitiu alerta sobre o número do ESF 3 foi infectado. A Acisga também alertou sobre o golpe.
PUBLICIDADE
Como se proteger
Quem teve a conta clonada deve reinstalar o aplicativo, recuperar o acesso com o código enviado por SMS e ativar a verificação em duas etapas. Também é recomendável desconectar sessões suspeitas.
Nos casos em que houver indícios de clonagem do chip, o usuário deve entrar em contato imediato com a operadora de telefonia e registrar boletim de ocorrência, já que a prática pode configurar crimes como estelionato e invasão de dispositivo informático.
PUBLICIDADE
No data was found
Please select listing to show.
No data was found