Secretaria de Educação de Bandeirantes cria núcleo para cuidar da saúde mental nas escolas

02/10/2025 09:52
Equipe SEMED. Foto: Divulgação
SEMED Bandeirantes
Por: Redação Veja Folha |  MS
Com o aumento dos casos de ansiedade e depressão entre adolescentes no Brasil, a Secretaria Municipal de Educação de Bandeirantes (Semed) lançou o Núcleo de Atenção Psicossocial (NAP), voltado para o cuidado da saúde mental na rede municipal de ensino.
De acordo com dados da Unicef, 10% dos adolescentes brasileiros enfrentaram transtornos mentais graves em 2023. O cenário, que se agravou após a pandemia, motivou a criação do núcleo para fortalecer o acolhimento e a prevenção.
PUBLICIDADE
O NAP iniciou suas atividades durante o Setembro Amarelo, campanha de conscientização sobre prevenção ao suicídio. Com o tema “Conversar pode mudar vidas”, a equipe promoveu dinâmicas com professores e rodas de conversa com alunos.
Segundo a secretária de Educação, Josiane Gomes, os encontros abordaram temas como valorização pessoal, importância do diálogo, pedir ajuda e fortalecimento da saúde mental.
PUBLICIDADE
Equipe e próximos passos
A equipe do NAP é formada pelas psicólogas Juliana de Oliveira Tavares e Hélida Ferreira da Silva, os assistentes sociais Karoline Lima Ferreira e Hudson Escobar Santana, além da psicopedagoga Cleide Freitas de Souza.
A próxima ação será voltada aos servidores da Secretaria de Educação durante o Outubro Rosa, campanha de conscientização sobre prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama e de colo do útero.
No data was found
Please select listing to show.
No data was found