Valdecir Malacarne e Rose Procópio conhecem instalações e modelo de uma das primeiras escolas cívico-militar do MS
21/08/2025 08:26


Por: Redação Veja Folha | São Gabriel do Oeste
O presidente da Câmara de São Gabriel do Oeste, vereador Valdecir Malacarne (PP) e a vereadora Rose Procópio (PL), estiveram em Rio Verde de MT nesta quarta-feira (20) para conhecer as instalações da escola Cívico-Militar Pólo Aurelino Ataíde de Brito. Vereadores de Rio Verde, também acompanharam a visita.
Durante a visita os parlamentares conheceram de perto a estrutura e o funcionamento do modelo cívico-militar.
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“A Escola Cívico-Militar Pólo Aurelino Ataíde de Brito é uma das pioneiras no país a implantar esse sistema no ensino fundamental. Os resultados que temos alcançado comprovam o quanto a disciplina, o civismo e o fortalecimento de valores contribuem para a melhoria do desempenho escolar e para a formação integral dos nossos alunos. Temos registrado maior frequência, mais dedicação aos estudos e um ambiente escolar mais seguro e harmonioso”, frisou o secretário de Educação de Rio Verde, Professor Valter Costa.
Após conhecer mais sobre as instalações e do funcionamento da escola, Valdecir e Rose participaram de encontro com o prefeito Réus Fornari.
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Para Valdecir Malacarne a visita foi importante para conhecer o método de ensino e as funcionalidades do centro de educação. “A visita foi muito produtiva. O que eu imaginava foi superado ao conhecer de perto essa escola. Me emocionei ao ver a disciplina e o comportamento das crianças. Vale a pena investir em uma escola cívico-militar, pois esse modelo realmente transforma vidas e fortalece o futuro da nossa sociedade”, afirmou.
De acordo com o Ministério da Educação, o modelo de escola cívico-militar tem o objetivo de melhorar o processo de ensino-aprendizagem nas escolas públicas e se baseia no alto nível dos colégios militares do Exército, das Polícias e dos Corpos de Bombeiros Militares.
A instituição de ensino conta com gestão compartilhada entre educadores e militares em escolas públicas de ensino regular que possuem as etapas de Ensino Fundamental II e/ou Ensino Médio.

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