Mais de 88 mil eleitores em MS têm título cancelado e podem ficar fora das eleições de 2026

16/ 08/25
Foto: Divulgação
Título de Eleitor
Por: Redação Veja Folha |  MS
Mais de 88 mil eleitores em Mato Grosso do Sul tiveram o título cancelado e, caso não regularizem a situação, não poderão votar nas eleições de 2026. Os dados são do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
A regularização pode ser feita presencialmente em unidades da Justiça Eleitoral, pelo aplicativo e-Título ou pelo sistema de Autoatendimento Eleitoral no site do TSE.
PUBLICIDADE
Por que o título é cancelado?
No Brasil, o voto é obrigatório para cidadãos entre 18 e 70 anos. O título pode ser cancelado quando o eleitor deixa de votar e não justifica a ausência por três eleições consecutivas (cada turno conta como uma) ou não paga as multas correspondentes.
Este ano, o procedimento resultou em 5.042.047 títulos cancelados no país, sendo 88.124 em Mato Grosso do Sul, o que equivale a 4,33% do eleitorado estadual.
Consequências do cancelamento
Além de impedir o voto, o cancelamento pode gerar vários transtornos, como: Suspensão de benefícios sociais; Impedimento para obter documentos como passaporte e identidade; Bloqueio para matrícula em escolas e universidades; Proibição de assumir cargos públicos e Restrições em atos ligados à Receita Federal e ao serviço militar.
PUBLICIDADE
Eleições de 2026
Os eleitores de MS vão escolher:
  • Governador e vice-governador;
  • 24 deputados estaduais;
  • Presidente e vice-presidente;
  • 8 deputados federais;
  • 2 senadores e seus suplentes.
Como consultar e regularizar
A situação do título pode ser consultada pelo site do TSE, no aplicativo e-Título ou em cartórios eleitorais, CIJUS (Centro Integrado de Justiça), centrais de atendimento e postos eleitorais.
Quem estiver com o título cancelado deve iniciar a regularização imediatamente. Caso não tenha biometria cadastrada, será necessário comparecer ao cartório em até 30 dias. Se os dados biométricos já constarem no sistema, o processo pode ser feito totalmente online.
Manter o título em dia é fundamental não apenas para votar, mas também para garantir acesso a direitos civis e benefícios sociais.
PUBLICIDADE
No data was found
Please select listing to show.
No data was found