
São Gabriel do Oeste e Camapuã batem meta de alfabetização nas escolas públicas; MS tem 52 municípios com avanço acima do esperado
12/ 07/25


Por: Redação Veja Folha | São Gabriel do Oeste
São Gabriel do Oeste e Camapuã estão entre os 52 municípios de Mato Grosso do Sul que superaram a meta de alfabetização estabelecida para 2024, segundo dados divulgados nesta sexta-feira (11) pelo Ministério da Educação (MEC). Os números fazem parte do levantamento “Indicador Criança Alfabetizada”, que avalia se os alunos do 2º ano do ensino fundamental conseguem ler e escrever na idade certa.
De acordo com o MEC, o índice de alfabetização em Mato Grosso do Sul passou de 47,45% em 2023 para 55,87% em 2024 — um salto de 8,4 pontos percentuais, que garantiu o cumprimento da meta estadual, inicialmente fixada em 52,8%. O estado está entre os 18 da federação que apresentaram melhora nos indicadores em relação ao ano anterior.
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Ao todo, 52 dos 79 municípios sul-mato-grossenses superaram suas metas locais. O desempenho varia de acordo com os resultados obtidos em 2023, e alguns municípios se destacaram com índices acima de 80% de crianças alfabetizadas. É o caso de Angélica e Figueirão, ambos com 86,5%, seguidos por Taquarussu (85,4%), Três Lagoas (83,0%) e Anaurilândia (80,1%).
Entre os municípios de destaque que superaram a meta estão também São Gabriel do Oeste (62,1%) e Camapuã (60,4%), além de outras cidades como Chapadão do Sul (63,4%), Nioaque (61,0%), Brasilândia (60,8%) e Iguatemi (60,0%).
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A capital, Campo Grande, também figura na lista de municípios que atingiram sua meta, com 51,8% de alunos considerados alfabetizados. Outros municípios que aparecem com bons índices incluem Dourados (53,4%), Bonito (58,8%), Costa Rica (54,9%) e Aparecida do Taboado (57,5%).
Apesar do avanço, 27 municípios ainda não atingiram suas metas. Entre os que mais se aproximaram, mas não conseguiram atingir o índice necessário, estão Laguna Carapã (77,5%, com meta de 80%), Aral Moreira (73,4%, meta de 74,8%) e Glória de Dourados (73,2%, meta de 79,1%).
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Para os próximos anos, o MEC definiu metas progressivas, com o objetivo de chegar a 80% de crianças alfabetizadas até 2030. Para 2025, a meta é alcançar 64%. “Não queremos nenhum estado abaixo de 80% de crianças alfabetizadas. A gente quer 100%, esse é o objetivo, mas pelo menos 80%”, afirmou o ministro da Educação, Camilo Santana, durante a apresentação dos dados.
O “Indicador Criança Alfabetizada” é calculado com base em avaliações realizadas com alunos do 2º ano. Cada estudante responde a 16 questões de múltipla escolha e três de resposta construída, incluindo uma produção textual. Os testes são elaborados com base em itens cedidos pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) e aplicados pelos sistemas estaduais de avaliação. Em 2024, cerca de dois milhões de estudantes participaram do levantamento entre os meses de outubro e novembro.
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