Casos registrados de violência doméstica crescem 82% em São Gabriel do Oeste em dois anos

10/ 07/25
Casos de violência são registrados quase que diários. Foto: Ilustração
Violência doméstica
Por: Redação Veja Folha  |  São Gabriel do Oeste
São Gabriel do Oeste registrou um grande aumento nos casos de violência doméstica com registro de ocorrência. De acordo com dados levantados pelo Veja Folha com base em estatísticas da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), somente nos primeiros seis meses de 2025 foram contabilizados 128 boletins de ocorrência relacionados a esse tipo de crime na Polícia Civil. Em comparação com o mesmo período de 2023, que teve 70 registros, o aumento é de 82% em dois anos.
O crescimento também é significativo em relação a 2024. No primeiro semestre do ano passado, a cidade contabilizou 104 ocorrências, o que representa uma alta de 23% entre 2024 e 2025.
PUBLICIDADE
O salto em São Gabriel do Oeste já chama a atenção de autoridades e especialistas.
O aumento pode estar relacionado tanto ao crescimento dos casos quanto à maior conscientização das vítimas sobre a importância de denunciar. No entanto, o dado evidencia a urgência de medidas mais efetivas de prevenção e combate à violência doméstica.
PUBLICIDADE
Na região norte, São Gabriel do Oeste aparece na segunda posição com o maior número de registros em 2025, atrás apenas de Coxim, com 178. Em seguida aparecem: Rio Verde de MT, com 70 casos, Sonora (65), Camapuã (32), Pedro Gomes (28), Rio Negro (17) e Alcinópolis (16).
Os números em Mato Grosso do Sul tiveram tendência de alta nos últimos anos: de 20.822 casos em 2023 para 20.888 em 2024. Em 2025 são 10.271, somente no primeiro semestre.
PUBLICIDADE
A Lei Maria da Penha considera violência doméstica toda e qualquer ação ou omissão baseada no gênero que cause morte, lesão, sofrimento físico, sexual ou psicológico às mulheres. Assim, são vários os atos que podem configurar violência doméstica, não sendo necessário uma agressão física e/ou uma violência visível.
A lei prevê, cinco tipos de violência doméstica contra a mulher, sendo violência física, psicológica, sexual, patrimonial e moral.
PUBLICIDADE
No data was found
Please select listing to show.
No data was found