Tarifa de pedágio da BR-163 em R$ 15,13 "não é um valor alto", declara diretor da ANTT

17/ 12/24
Diretor Geral da ANTT Rafael Vitale. Foto: Reprodução
Diretor da ANTT
Por: Redação Veja Folha |  São Gabriel do Oeste
O diretor da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres), Rafael Vitale, afirmou em Campo Grande, durante evento da agência que apresentou o plano de otimização da BR-163, que o novo valor do pedágio na rodovia, de R$ 15,13 para cada 100 km, “não é um valor alto”, considerando os investimentos previstos para a melhoria da estrada.
A cobrança mais alta, conforme acordado na repactuação, deverá ser aplicada de forma gradual e tem como objetivo viabilizar uma série de obras de infraestrutura na rodovia, incluindo a ampliação e recuperação de vias e a redução de acidentes.
O plano de otimização foi elaborado após a homologação da repactuação do contrato de concessão pela ANTT e pelo TCU (Tribunal de Contas da União), que aconteceu no dia 13 de novembro de 2024.
Com um total de R$ 9,31 bilhões em investimentos, a repactuação prioriza obras urgentes, como a ampliação de pistas e a recuperação de trechos deteriorados, além de medidas para aumentar a segurança ao longo da estrada.
A partir dessa repactuação, o valor do pedágio nas pistas simples da BR-163 deverá passar de R$ 7,52 para R$ 15,13 por cada 100 km percorridos. A cobrança será feita de forma escalonada: no primeiro ano, o valor será de R$ 10,60/km, subindo para R$ 12,60/km no segundo ano até atingir o valor integral de R$ 15,13, o que representa 2,01 vezes o valor atual.
Além do aumento gradual, outro aspecto importante da repactuação é a obrigatoriedade de um novo leilão, para garantir a competitividade na concessão. Segundo Vitale, o procedimento deverá ocorrer em um prazo superior a 70 dias após a publicação do novo edital, o que possibilitará que outras empresas, além da atual concessionária CCR MSVia, apresentem propostas para a concessão da rodovia.
O objetivo, de acordo com a ANTT, é garantir uma melhor oferta de serviços e atender de forma mais eficiente aos interesses da população.
A previsão é que a oferta para a nova concessão seja levada à B3 (Bolsa de Valores) entre o final de abril e início de maio de 2025. Caso a CCR MSVia se mantenha como concessionária, as obras começarão em julho de 2025. Com isso, a rodovia BR-163, uma das principais vias de acesso entre o Centro-Oeste e o restante do Brasil, passará por uma série de melhorias importantes para garantir mais segurança, agilidade e qualidade no tráfego.
O evento realizado pela ANTT também teve como objetivo apresentar à sociedade as etapas desse processo e colher sugestões e contribuições, ouvindo as demandas da população e usuários da rodovia.
No data was found
Please select listing to show.
No data was found