Por: Redação Veja Folha | MS
O município de São Gabriel do Oeste está entre as melhores gestões fiscais do Brasil, é o que aponta estudo divulgado nesta terça-feira (31) pelo Índice de Gestão Fiscal (IFGF), elaborado pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), com base nos dados do ano de 2022.
Dados pesquisados pela Firjan. Foto: Reprodução
A gestão de São Gabriel do Oeste é avaliada como de excelência, já que alcança bons resultados nos indicadores de “IFGF”, “Autonomia”, “Gastos com Pessoal”, “Investimentos e Liquidez”.
Para o Prefeito, Jeferson Tomazoni, o resultado é a soma de vários fatores locais. “Controle com pessoal, melhoria na arrecadação, a gestão de cada secretaria com seus investimentos e melhoria da nota Capag em que o município evoluiu para a nota A, contribuíram para o desempenho”.
PUBLICIDADE
Enquanto São Gabriel do Oeste tem sua gestão consolidada, o estudo mostra que 41,9% dos municípios brasileiros seguem na contramão, pois apresentam situação fiscal difícil ou crítica, baseado em 2022.
O estudo, realizado desde 2013, analisa as contas de 5.240 municípios, com dados oficiais de 2022, últimos disponíveis. A Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) determina que até 30 de abril de cada ano as prefeituras devem encaminhar suas declarações referentes ao ano anterior à Secretaria do Tesouro Nacional (STN).
PUBLICIDADE
Segundo o comunicado da Firjan, até 11 de julho deste ano, quando as informações foram coletadas, “os dados de 328 prefeituras não estavam disponíveis ou apresentavam inconsistências que impediram a análise”.
A pontuação do índice varia de zero a um, observando os indicadores e após a análise, a situação dos municípios é considerada crítica (resultados inferiores a 0,4 ponto), de dificuldade (resultados entre 0,4 e 0,6 ponto), boa (resultados entre 0,6 e 0,8 ponto) ou de excelência (acima de 0,8 ponto).
PUBLICIDADE
No data was found
Please select listing to show.
No data was found