São Gabriel do Oeste lidera acumulado de chuvas em MS na primeira quinzena de março

18/ 03/25
Chuva em São Gabriel do Oeste. Foto: Arquivo / Veja Folha
Chuva em São Gabriel do Oeste
Por: Redação Veja Folha |  São Gabriel do Oeste
São Gabriel do Oeste foi o município que registrou o maior volume de chuvas na primeira quinzena de março em Mato Grosso do Sul, com um acumulado de 119 milímetros, segundo dados do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden). O órgão mantém um ponto de coleta de dados na região central do município.
O volume observado até o dia 15 de março aproxima-se da média histórica esperada para o mês, que é de 147,2 milímetros.
No estado, outros municípios também registraram volumes significativos de chuva no mesmo período. Rio Brilhante anotou 89,2 milímetros, Bandeirantes 87 milímetros, Itaporã 75 milímetros e Campo Grande fechou a lista dos cinco maiores acumulados, com 73,4 milímetros.
Coleta de dados
São Gabriel do Oeste conta com dois sistemas de coleta de dados relacionados ao volume de chuvas.
Além do ponto do Cemaden, localizado no centro da cidade, há outro do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet),  na saída do município em direção a Campo Grande. Devido à distância entre os pontos de medição, podem ocorrer diferenças nos volumes observados pelos dois sistemas.
A estação meteorológica do Inmet, por exemplo, registrou no período, 94,8 milímetros de acumulado.
As informações são fundamentais para o monitoramento climático e auxiliam no planejamento de ações preventivas e de gestão de recursos hídricos na região.
No data was found
Please select listing to show.
No data was found