São Gabriel do Oeste é listada como 'crítica' para desastres ambientais, aponta levantamento nacional
18/ 05/24
Por: Redação Veja Folha | São Gabriel do Oeste
São Gabriel do Oeste é apontada como localidade crítica para desastres ambientais, conforme aponta relatório do Atlas de Desastres Ambientais no Brasil e levantamento da Secretaria Especial de Articulação e Monitoramento, vinculado à Casa Civil, do Governo Federal.
De acordo com o Atlas, nos últimos 10 anos, São Gabriel do Oeste registrou 23 ocorrências relacionadas a eventos climáticos com um total de 2.568 pessoas afetadas.
No Mato Grosso do Sul, outras seis cidades também aparecem na mesma classificação: Campo Grande, Corumbá, Coronel Sapucaia, Mundo Novo, Bataguassu e Três Lagoas. Esses municípios estão suscetíveis a deslizamentos, enxurradas e/ou inundações, conforme o levantamento.
O estudo analisou eventos climáticos ocorridos no País entre 1991 a 2022. Foram levados em consideração vários critérios, por exemplo, 10 ou mais registros de desastres, ter de 900 ou mais desabrigados, 500 pessoas ou mais em áreas de risco geo-hidrológico.
Outros 19 municípios, como, Coxim, Rio Verde de Mato Grosso, Porto Murtinho, Miranda, Aquidauana, Bonito, Nioaque, Bela Vista, Amambai, Ponta Porã, Itaquiraí, Dourados, Deodápolis, Ivinhema, Batayporã, Santa Rita do Pardo, Brasilândia, Água Clara e Cassilândia, estão sujeitos a enxurrada e inundação.
O mapeamento começou a ser realizado em 2011, após Teresópolis, município do Rio de Janeiro, registrar a maior catástrofe geo-hidrológica do País, com 900 mortos, 350 desaparecidos e milhares de desabrigados.
No data was found
Please select listing to show.
No data was found