São Gabriel do Oeste dobrará capacidade de abate de suínos e consolida posição estratégica na economia de MS

15/ 05/25
Granja de suínos. Foto: Reprodução
Suinos
Por: Redação Veja Folha |  São Gabriel do Oeste
São Gabriel do Oeste consolidou-se como polo estratégico da suinocultura em Mato Grosso do Sul com a ampliação da unidade da Aurora Coop, que dobrará sua capacidade de abate de 2,5 mil para 5 mil suínos diários. As obras de ampliação seguem e a previsão é que todas terminem até dezembro de 2025.
O investimento de R$ 300 milhões na ampliação da planta, iniciado em 2023, foi destacado durante o 7º Fórum de Desenvolvimento da Suinocultura de MS, realizado pela Asumas em Dourados.
PUBLICIDADE
São Gabriel do Oeste integra uma cadeia produtiva que já abateu 3,39 milhões de animais em 2024, com 119.582 matrizes em atividade e 315 mil toneladas de carne produzidas.
O estado conta com 300 produtores distribuídos entre as regiões sul e norte, além de 129 empresas que geram 32 mil empregos diretos.
Rogério Beretta durante o fórum da suinocultura. Foto: Rosana Siqueira
“O Governo vê com otimismo esse avanço”, afirmou Rogério Beretta, secretário executivo da Semadesc, citando a modernização do programa Leitão Vida, que agora prioriza sustentabilidade.
Paralelamente, a unidade da Seara em Dourados também duplicará sua capacidade, passando de 5 mil para 10 mil abates diários.
PUBLICIDADE
Diferenciais competitivos
O Fórum destacou as vantagens do estado: alta produtividade, acesso a grãos com preços competitivos, infraestrutura moderna e políticas de incentivo. “A suinocultura se adapta bem a pequenas propriedades, diversificando a economia rural”, completou Beretta. As projeções apontam crescimento de 10% na produção estadual em 2025.
No data was found
Please select listing to show.
No data was found