SAMU completa 10 anos com histórias emocionantes em São Gabriel do Oeste

24/ 08/23
Base do SAMU em São Gabriel do Oeste. Foto: Arquivo / PMSGO
Base SAMU SGO
Por: Redação Veja Folha |  São Gabriel do Oeste
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de São Gabriel do Oeste completou 10 anos em agosto de 2023, com centenas de histórias de atendimentos e salvamentos.
A coordenadora do SAMU, enfermeira Carla dos Santos, relembrou um atendimento que aconteceu na noite do dia 10 de fevereiro de 2022. Naquela noite um bebê nasceu na posição contrária ao habitual e ao chegar logo viu a gravidade do caso.
“A criança nasceu sem resposta a estímulos nenhum, tivemos que realizar manobras por alguns minutos ele retornou parcialmente a cor e chorou. Foi uma alegria pra nós”, destacou Carla.
O bebê, um menino, nasceu de parto normal com 2,5 quilos e 45 centímetros, em uma residência no bairro Jardim Gramado.
Nascimento de bebê durante plantão. Foto: Arquivo pessoal
Anjo Azul
Os socorristas sentem em cada ocorrência a emoção a flor da pele, como no caso em que a Técnica de enfermagem, Alice Domingues, presenciou em um atendimento. Uma Mulher de aproximadamente 35 anos, em tentativa de tirar a própria vida fez vários cortes em seu corpo com uma lâmina.
Bastante abalada a mulher contou a socorrista que ela e o marido estavam desempregados e os filhos não tinham alimento em casa. “A moça chorava bastante, estava agitada e disse que não aguentava mais aquela situação”, declarou a enfermeira.
A mulher foi levada para o hospital e encaminhada para atendimento de referência. “Nessa ocorrência eu pude ver a importância que temos como socorristas na vida das pessoas, pois durante todo o trajeto conversei bastante com ela e ao chegar no pronto socorro ela virou e me disse que nós do SAMU somos Anjos vestidos de azul”, contou Alice, emocionada.
Técnica de enfermagem, Alice Domingues. Foto: Arquivo Pessoal
Salvamento em dia de folga
A técnica de enfermagem, Dione Talaveira, se viu diante de uma ocorrência mesmo em dia de folga e não pensou duas vezes para prestar atendimento aos feridos. Em dezembro de 2022, uma briga entre andarilhos na praça da Matriz resultou em um homem esfaqueado e um ferido.
Dione estava de folga naquela tarde e passava pela rua Paraná na hora da ocorrência e participou do atendimento a um dos envolvidos na tentativa de homicídio. “Não pensei duas vezes em ajudar os amigos de farda, adrenalina está no sangue e o amor a profissão. Tenho muito orgulho de fazer parte equipe SAMU”, declarou a profissional.
Dione relatou da lembrança afirmando que a enfermagem é uma profissão não valorizada como merecido e mesmo assim sempre atuam com amor e cuidam das pessoas por amor.
Técnica de enfermagem durante atendimento. Foto: Veja Folha
A base descentralizada do SAMU, em São Gabriel do Oeste, está localizada as margens da BR-163, e funciona 24 horas. Em 2022, foram 1.446 atendimentos, uma média de aproximadamente 4 atendimentos ao dia.
No data was found
Please select listing to show.
No data was found
Gif 2

PREVISÃO DO TEMPO

ÚLTIMAS NOTÍCIAS