Merendeira de São Gabriel do Oeste vence concurso estadual de culinária e garante o título de SuperChef Merendeira

17/ 05/24
As três primeiras colocadas da competição culinária. Foto: Sebrae/MS
Super Chef capa
Por: Redação Veja Folha |  São Gabriel do Oeste

Mônica Morais, representante de São Gabriel do Oeste, foi a grande vencedora do concurso de culinária promovido pelo Sebrae/MS com profissionais de escolas da rede pública de Mato Grosso do Sul. De quebra, além dos prêmios, Mônica vai poder ostentar o título de SuperChef Merendeira 2024.
A etapa estadual da competição aconteceu na noite de quinta-feira (16) em Campo Grande.
Para conquistar o paladar dos jurados, Mônica Morais transformou a receita de torta da mãe em um prato que a consagrou como a grande campeã. A torta maravilha de frango, já havia dado a merendeira o título da etapa municipal, realizada em abril, em São Gabriel do Oeste. “Aqui para o concurso, eu fiz uma torta maravilha de frango, já que sempre vi minha mãe fazendo em casa e adaptei para o concurso”, diz Mônica.
Ela afirmou ainda que costuma inventar receitas e, assim como a mãe, faz os testes com a própria família para garantir a qualidade.
Mônica conta que é merendeira desde 2017 e, desde então, não parou mais. “Precisava trabalhar e fiz o processo seletivo, mas sempre gostei de mexer com a cozinha”.  A profissional trabalha com manipulação de alimentos no CMEI Mundo da Criança.
Em segundo lugar na competição ficou Bia de Lima Doó, de Brasilândia, com o prato “Arroz temperado com farofa da Tia Bia”. Na terceira colocação ficou Sara Ramirez Aragão, de Miranda, com o prato “Bobó nutritivo”.
Responsável pela criação do desafio, o Sebrae relata que a ideia é promover  qualificação das profissionais e ainda incentivar o uso de itens da agricultura familiar.
“É uma ação de valorização profissional e fomento ao empreendedorismo, pois quando a prefeitura garante um cardápio adequado para as crianças com itens de produtores locais, garante renda para as famílias rurais e fomenta o desenvolvimento dos municípios”, defende a diretora-técnica do Sebrae/MS, Sandra Amarilha.
Sobre a criação dos pratos, os organizadores detalham que as merendeiras não puderam usar itens ultraprocessados. Além disso, precisaram incluir carne bovina, suína, de frango ou de peixe, além de três itens da agricultura familiar.
Além da competição, as participantes tiveram acesso a workshops em seus municípios e, ao todo, 150 mulheres receberam a capacitação.
Já no banco de avaliadores, os participantes foram Rafael Gomes, vencedor do programa MasterChef em 2018, a secretaria de Estado de Educação, Adriana Rossato Souza, a chef de cozinha e docente da Universidade Católica Dom Bosco, Míriam Arazini, e duas profissionais que atuam no Senac MS, Vera Krabbe, docente de Turismo e Gastronomia e Melina Ribeiro Fernandes, nutricionista e docente de Turismo e Gastronomia.
Alexandre Carneiro, coordenador pedagógico, Mônica, Nilson dos Santos, conselheiro, e Tito Estanqueiro, diretor de Operações do Sebrae/MS. Foto: Sebrae/MS
No data was found
Please select listing to show.
No data was found
Gif 2

PREVISÃO DO TEMPO

ÚLTIMAS NOTÍCIAS