Luzes do Cerrado há 15 anos promovendo a sustentabilidade ambiental em São Gabriel do Oeste
18/ 11/22
Por: Redação Veja Folha| São Gabriel do Oeste
O projeto que nasceu em 2006 e foi colocado em prática no ano seguinte pela Fundação Cultural (FUNGAB) e Secretaria de Educação, conseguiu não só transformar a cidade de São Gabriel do Oeste em referência na decoração natalina, como também contribuir com o meio ambiente, já que para confeccionar os enfeites são usados como base materiais recicláveis, como garrafas pet, por exemplo.
O Luzes do Cerrado foi além, pois em torno do projeto foi possível a promoção cultural, econômica e turística, já que a cidade é visitada todos anos por pessoas que apreciam e se encantam com a decoração.
Ao longo destes 15 anos, mais de 9 milhões de garrafas pet foram usadas na confecção dos enfeites que são espalhados por vários pontos da cidade. Os de maior concentração ficam na avenida Getúlio Vargas e na praça da Igreja Matriz. Para se chegar a esse número de garrafas, tidas como “matéria prima” para os enfeites, foram realizadas gincanas com alunos, além de instalação de pontos para coletas do material.
A criação das peças começa na “Oficina do Natal”, local onde artesãos dão vida aos materiais e transformam os materiais recicláveis em objetos que vão compor a decoração natalina.
Com o passar dos anos, São Gabriel do Oeste foi se tornado referência no quesito decoração natalina, espelhando outras cidades a seguirem com decorações que utilizem o “PET”.
Já em 2022, houve uma inovação e pela primeira vez foram utilizados materiais para decoração de páscoa e a população aprovou a iniciativa.
Veja imagens de peças decorativas usadas ao longo dos anos:
No data was found
Please select listing to show.
No data was found