Edital para concurso para professores do estado deve ser publicado amanhã

22/ 02/22
Edital deve ser publicado nesta quarta-feira para preenchimento de 722 vagas. (Foto: Divulgação)
Sala de aula
O concurso para professores da rede estadual de ensino terá edital publicado nesta quarta-feira (23). A informação foi divulgada pelo jornal Midiamax, e serão 722 vagas para preenchimento imediato com cadastro reserva de 3,6 mil professores podendo resultar na convocação de até 1 mil profissionais, informou a Fetems (Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul).
PUBLICIDADE
De acordo com o presidente da Fetems, Jaime Teixeira, os detalhes foram acordados em uma reunião realizada na manhã desta terça-feira (22), com a presença de diversos secretários estaduais. O edital deve ser publicado no Diário Oficial do Estado de amanhã e as provas deverão ocorrer em abril deste ano
Jaime explica que serão disponibilizadas 720 vagas para preenchimento imediato com o cadastro reserva de 3,6 mil candidatos. “O concurso terá validade de dois anos, então poderão ser convocados até 1.000 professores”, comentou o presidente da Fetems.
PUBLICIDADE
Equidade salarial
Na mesma reunião, foi discutida a equidade salarial entre professores contratados e concursos pelo Estado. Jaime explica que a categoria ainda não chegou em acordo com o governo e uma nova reunião deve ser realizada na manhã de quinta. A categoria busca que o aumento do piso nacional anunciado no início do ano também beneficie os convocados, e não apenas os servidores concursados.
Com o reajuste de 33% no piso salarial nacional dos professores da educação básica aprovado pelo presidente Jair Bolsonaro, o valor recebido vai passar de R$ 2.886 para R$ 3.845 para quem trabalha 40 horas semanais e, terá grande impacto nas contas de estados e municípios.
PUBLICIDADE
Em Mato Grosso do Sul, além dos 10% de reajuste linear dado a todo o funcionalismo público, que contemplou, portanto, os professores, a categoria deve receber mais 20,8% após a decisão do presidente. No entanto, a medida vai beneficiar apenas concursados, deixando os convocados de fora.
Alvo de debates, o assunto já foi responsável por protesto realizado pela Fetems e Simteds (Sindicatos Municipais dos Trabalhadores em Educação) do interior no início de fevereiro. Na data, aproximadamente 300 professores se reuniram em frente à SED (Secretaria de Estado de Educação), no Parque dos Poderes, em Campo Grande. Ainda no mesmo dia, uma reunião foi realizada.
PUBLICIDADE
No data was found
Please select listing to show.
No data was found
Gif 2

PREVISÃO DO TEMPO

ÚLTIMAS NOTÍCIAS