Camapuã será palco de Festival de Catira e Viola de MS, neste fim de semana

4/ 04/24
Catira é uma uma dança tradicional que envolve palmas e sapateados. Foto: Divulgação
Catira
Por: Redação Veja Folha |  MS
Recuperar a tradição e manter viva as origens de uma cultura que faz parte de várias gerações de famílias tradicionais de municípios na região de Camapuã. É com esse objetivo que o Festival de Catira e Viola de MS foi pensado.
“A música e a dança já faziam parte da cultura indígena e desde a inclusão da viola nas práticas religiosas criava um ponto de conexão cultural, que passou de geração em geração por famílias tradicionais que se estabeleceram na região de Camapuã”, conta Ariane Rodrigues, produtora do evento.
A catira, uma dança tradicional que envolve palmas e sapateados, tem raízes na cultura indígena e foi influenciada pela presença de escravos africanos na região. Com a mistura dessas culturas, surgiram novas formas de expressão, que reflete a fusão das tradições musicais e de dança.
O festival de Catira e Viola quer manter viva a tradição, tanto que a primeira edição será realizada no Sábado, 06 de abril, no Parque de Exposições de Camapuã. De acordo com a organização, o evento começa a partir das 16h, com entrada franca. O projeto tem o apoio do Governo de MS e da Prefeitura de Camapuã.
Dentre as atrações, estarão se apresentando as duplas, Luis Goiano & Girsel da Viola, João Lucas & Valter Filho, Divino & Donizete e Fernando & Osmair. As duplas serão acompanhadas pelos grupos de catira de Camapuã, os Guarás, Os Diamantes, além do grupo de catira da família Malaquias.

No data was found
Please select listing to show.
No data was found
Gif 2

PREVISÃO DO TEMPO

ÚLTIMAS NOTÍCIAS