Boletim Agropecuário - MS tem menor produção de soja dos últimos 5 anos

27/ 04/22
Foto: Liana Feitosa
Boletim Agropecuário – MS tem menor produção de soja dos últimos 5 anos

Mato Grosso do Sul teve o menor volume colhido de soja dos últimos 5 anos, com produção de 8,6 milhões de toneladas, o que representa uma queda de 34,6% na comparação com a safra anterior, que alcançou produção de 13,3 milhões de toneladas.
Os dados são do Sistema de Informação Geográfica do Agronegócio, que é coordenado pela Semagro em parceria com a Aprosoja/MS  e a Famasul.
PUBLICIDADE
Havia expectativa de que a safra batesse recorde, com área plantada de 3,7 milhões de hectares e estimativa de produtividade média de 56 sc/ha (sacas por hectare). No entanto, o período de seca registrado no final do ano passado interferiu no desenvolvimento das plantas e provocou perdas significativas em muitas lavouras. A produtividade média alcançada foi de 38,65 sc/ha, uma retração de 38,5% na comparação com a safra 2020/2021, quando a produtividade foi de 62,84 sacas por hectare.
Apenas 30 municípios de MS, dos 77 produtores, apresentaram produtividade média acima do índice estadual. Entre os municípios com as produtividades mais altas estão Rio Negro, Alcinópolis, Costa Rica, Chapadão do Sul, São Gabriel do Oeste, Sonora, Paraíso da Águas, Cassilândia e Coxim, com índice acima de 64,38 sc/ha.
No data was found
No data was found