Alternative content

Get Adobe Flash player

Sede Própria

Idosos desafiam o tempo e iniciam a construção de Associação em São Gabriel

Grupo iniciou as obras das futuras instalações no último mês de setembro e conta com a ajuda da comunidade através de doações para concretizar o sonho da sede própria.

Com quase três anos de existência em São Gabriel do Oeste, onde conta com cerca de 120 associados que atuam na área de prevenção a saúde da pessoa idosa, a Associação Unidos da Feliz Idade Saúde (AUFI Saúde) iniciou no último mês de setembro no município, a construção de sua sede própria com localização na rua das Araras, esquina com a rua das Perdizes, no bairro Fênix em uma área doada pela prefeitura municipal com a aprovação da câmara de vereadores.

Até o momento, a obra abriga um galpão pré-moldado com área total de 203,75 m², adquirido com um recurso no valor de R$ 32 mil, também fruto de doação feita a Associação através da Vara do Trabalho de São Gabriel do Oeste. O projeto da nova sede da AUFI Saúde tem o orçamento estimado em R$100 mil e contará com áreas de cozinha industrial, sala de administração, salão de reuniões, dois banheiros e um espaço destinado à comercialização de produtos da Associação (brechó).

Brechó Móvel é uma das principais fontes de renda da Associação. (Foto: Divulgação)

Brechó Móvel é uma das principais fontes de renda da Associação. (Foto: Divulgação)

Além do brechó móvel, que é uma das principais fontes de renda da Associação, o presidente da AUFI Saúde Aymoré Alves Marinho também enfatiza a importância das contribuições feitas a entidade no auxílio à construção de sua sede própria, que tem a meta de ser inaugurada na metade do próximo ano de 2017.

Ainda segundo Aymoré, além das importantes doações já recebidas até o momento como a de uma betoneira doada pela Associação Empresarial (ACISGA), a Associação também já recebeu doações de moradores de outras cidades do Estado como Rio Verde e Campo Grande.

As contribuições a AUFI Saúde podem ser feitas de duas maneiras: a primeira através da captação de recursos por meio de doações na conta de água; e a segunda, através de doações ao Fundo Municipal do Idoso de São Gabriel do Oeste (FMISGO), direcionando recursos de parcela do Imposto de Renda.

Betoneira doada pela Associação Empresarial a Aufi Saúde. (Foto: Divulgação)

Betoneira doada pela Associação Empresarial a Aufi Saúde. (Foto: Divulgação)

Conta de Água 

Nas contribuições através da conta de água, a doação irá funcionar da seguinte forma:

A pessoa interessada em realizar suas doações, deverá preencher um cadastro autorizando o desconto no valor escolhido, sendo o mesmo creditado a Associação através da conta de água.

Vale ressaltar que o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) não irá cobrar nenhuma taxa de serviço para as doações feitas.

Agora a mordida do leão ficou menor

Instituído pela Lei Municipal nº 911/2013, o Fundo Municipal do Idoso de São Gabriel do Oeste (FMISGO) é responsável por destinar os recursos para o financiamento de programas, projetos, serviços e ações governamentais e não-governamentais, auxiliando no atendimento às necessidades básicas das pessoas idosas, principalmente nas questões que envolvem a saúde, educação, assistência social e lazer, observando as vantagens da restituição do valor doado no imposto de renda, conforme a legislação.

Pessoas físicas

Para efeito de dedução, as pessoas físicas podem doar ao Fundo Municipal do Idoso de São Gabriel do Oeste até 6% do Imposto de Renda “Devido” apurado pelo formulário completo de declaração.

Pessoas jurídicas 

Para efeito de declaração, as pessoas jurídicas podem doar ao FMISGO até o limite de 1% do Imposto de Renda “Devido”.

Para doar 

As contribuições para o Fundo Municipal do Idoso podem ser depositadas na conta bancária:

  • Banco do Brasil – SGO/MS
  • Agência: 2620-4
  • CC:053-7
  • CNPJ:359.350/0001-77

Após a efetuação do depósito, o contribuinte deverá dirigir-se ao FMISGO com o comprovante do deposito através do endereço: fmi@sgo.ms.gov.br informando o nome da empresa/pessoa física, CNPJ/CPF, razão social/nome completo, endereço, telefone e valor.

O FMISGO verificará o deposito feito e emitirá o recibo devido, conforme dispositivo legal, enviando-o ao doador.

Prazo para doações

As doações para o Fundo Municipal do Idoso de São Gabriel do Oeste podem ser feitas até o dia 30 de dezembro de 2016.

Além do controle interno exercido pelo Executivo, o Fundo Municipal do Idoso também é fiscalizado pelo Tribunal de Contas, Ministério Público e Câmara de Vereadores.

Maiores informações podem ser adquiridas pelo telefones: (67) 3295-2111 com Paula ou 99997-3232 com Aymoré.

 

Suzana Vanessa

Quer colaborar? Ligue (67) 99997-3232 (Aymoré)