Alternative content

Get Adobe Flash player

H1N1

São Gabriel do Oeste atinge 60% da meta da vacinação, campanha está se encerrando

A campanha da vacinação contra a gripe está próximo a ser encerrada em São Gabriel do Oeste e o município ainda está longe da meta estabelecida que é de 4.830 doses.

Os dados foram repassados pela Coordenadoria Municipal de Imunização, que até o dia 12 de maio de 2018, foram contabilizadas a aplicação de 2985 dose o que equivalem a 60% da meta estipulada, porém acima do índice estadual que até o momento é de 50%.

No último balanço divulgado, os percentuais dentro do público prioritário ficaram assim distribuído:

Público Percentual até o momento
Crianças 45%
Gestantes 58%
Puérperas 90%
Idosos 63%
Professores 87%
Profissionais em Saúde 82%

 

Para aumentar esses índices em São Gabriel do Oeste, todas as unidades de saúde estão à disposição da população para esse atendimento inclusive foram realizadas algumas ações com estratégias específicas como atendimentos no Distrito do Areado no Dia D. No entanto, dois grupos prioritários que ficaram abaixo da meta preocuparam as autoridades: crianças (45%) e gestantes (58%).

Para Alice Favoretto, da Coordenadoria Municipal de Imunização, isso pode estar associado ao alto índice de gripe que assola a cidade e historicamente a população costuma se vacinar quando o surto está presente, enquanto deveríamos fazer o contrário.

Para as pessoas dos grupos prioritários Alice recomenda que procurem suas unidades de saúde o mais rápido possível e fazerem a imunização já que não há previsão de prorrogação do prazo final da campanha deste ano.

“É importante que os grupos prioritários compreendam a necessidade de se proteger. A vacina leva aproximadamente 15 dias para garantir a imunização completa e é preciso se antecipar à chegada do frio”, ressaltou Alice Favaretto.

 

Victor Currales