Alternative content

Get Adobe Flash player

Empoderamento feminino

Mulheres destaque foram homenageadas pelo legislativo rio-verdense

Com música e palavras de empoderamento feminino, o mês de março e todas as homenagens pelo Dia Internacional da Mulher foi encerrada na noite desta sexta-feira (22), na Câmara de Vereadores de Rio Verde de Mato Grosso. 20 mulheres foram homenageadas pelos serviços prestados à sociedade rio-verdense, entre elas uma ex-vereadora e uma proprietária de escola.

O Certificado “Mulher Destaque Rio-verdense 2019”, foi instituída pelo meio do Decreto Legislativo nº 001/2019 de autoria da vereadora Aline Loubet da Silva, que visa promover, incentivar e valorizar a difusão do trabalho feminino em qualquer setor no âmbito municipal.

Vereadora Aline Loubet, proponente do Decreto que homenageou as mulheres que se destacaram em Rio Verde - Foto: Victor Currales

A vereadora Aline Loubet da Silva (PT), explicou a nossa reportagem que mais que uma homenagem é um espaço de luta é um espaço de representação de igualdade entre a mulher e o homem e as mulheres que estão sendo hoje homenageadas, são mulheres que representam uma luta, uma história pelo desenvolvimento do município de Rio Verde de Mato Grosso e representam todas as mulheres que não puderam estar aqui hoje.

“Todas nós estamos buscando a igualdade em todas as áreas da sociedade e têm sido um desafio diário e buscamos com isso aprender cada vez mais abrindo espaços para que mais mulheres venham e tomem esses lugares”, concluiu a vereadora Aline Loubet.

A Sessão Solene de Homenagens foi inicialmente aberta pelo presidente da Câmara de Vereadores, Riovaldo Pires Martins (ZICO), que conduziu os trabalhos para a composição da mesa de autoridades pelos vereadores, Gerson Miranda da Silva, Vitor Hugo Wormsbeker, Lidiane Farias de Souza, Claudinei Bitencourt Lopes, Flávio Robertos Alves de Brito, Fabio de Oliveira Souza, Riovaldo Pires Martins, Aline Loubet da Silva e a Vice-prefeita Dinalva Gomes Viana.

Empoderamento Feminino

As homenagens da noite foram direcionadas a mulheres que atuam em diversos setores é agora um marco e também um dia de reflexão. Foram lutas, conquistas e histórias inspiradoras na conquista de espaços e também para lembrar que os direitos sociais, políticos ainda não acabaram e o desafio por mais representatividade feminina na sociedade é diária.

Segundo a vereadora Lidiane Farias de Souza, outra representante feminina no Parlamento Municipal, que trabalha pensando no ser humano em geral, a luta por igualdade de direitos é uma busca por uma sociedade melhor para todos, e por mais difícil que a situação pareça peço que as mulheres nunca desistam de seus objetivos.

Por isso as homenagens a estas mulheres é mais que merecidas é reconhecer valores da mulher tem um papel fundamental em todos os setores da sociedade, desde a dona de casa a empresária, funcionária, servidora, como mãe, esposa enfim todos os papéis que protagonizam, gostaria no entanto de homenagear inúmeras mulheres mas o importante é saber que uma pode representar a outra com união, parceria, diálogo e respeito.

Vereadora Lidiane e suas homenageadas - Foto: Victor Currales

“Eu faço a política do ser humano, de todos lutando para uma sociedade mais justa, fraterna e igualitária, e busquei contemplar isso, em minhas indicações ao prêmio que este ano foram para: Lia Denise Belló Maciel, Empresária, Líder Executiva que com relatos de sucesso, superação, hoje leva a Palavra do Senhor em Jantares de Negócios e Shirley Rocha da Silva, Dona de Casa, Secretária do Lar, Acadêmica e Voluntária Social que contribui para o desenvolvimento cultural e social do município (Shirley Rocha da Silva), explicou Lidiane.

Os vereadores indicaram duas mulheres para homenagear com base em critérios diferenciados, buscando uma pessoa que represente bem a mulher na labuta, no dia a dia, a escolha segundo relato de alguns dos vereadores foi bem criteriosa e cada um dos vereadores presentes puderam, em breves palavras falar um pouco sobre suas homenageadas e a importância do evento.

A delegada de Polícia Civil de Rio Verde de Mato Grosso-MS, Drª Andreza Vieira e a Defensora Pública do Município, Drª Juliana Esteves Braga, prestigiaram o evento junto a familiares e convidados que lotaram o Plenário Vereadora Lidia Maria Anciães Duailibi Malhado.

Vereador e presidente da Câmara e uma de suas homenageadas - Foto: Victor Currales

O presidente da Câmara de Vereadores, vereador Riovaldo Pires Martins, encerrou a Sessão ressaltando que a data não poderia passar em branco, pois todas as lutas das mulheres merecem ser lembradas neste momento tão significante para todos.

“É um momento especial para nós, apesar de termos na casa somente duas vereadoras, sempre homenageamos as mulheres”, disse Riovaldo Pires Martins.

 

 

 

Confira a lista das homenageadas:

Janice Bernart

Sônia Castro Souza de Lara

Dalva da Costa Miranda Coene

Ilana Fernandes da Silva de Souza

Nilce Anunciação da Paixão ''Dona Ti

Alzina Aparecida Lemes

Marcia Antônia Lucas de Almeida

Deluze Morais da Fonseca Andrade

Ildeslane Dimeira dos Reis Rosa

Edineide Neris Santos

Marta Gomes Nantes

Shirley Rocha da Silva

Lia Denise Belló Maciel

Valkiria Janaina Dias Passos

Elizabeth Pedro Dos Santos Wormsbeker

Ilma Maria Alves De Miranda

Euma Marcia Monteiro

Neula Alves Souza

Deise Lucia Coelho Marchezan

Marileia de Oliveira da Silva

 

 

Fonte/Fotos: Victor Currales