Alternative content

Get Adobe Flash player

Coronavírus

No fim do Lockdown, Dourados vê redução de 45% na transmissão de Covid-19

O índice de contágio da Covid-19 apresentou uma queda de 45% em Dourados.

Os dados são imediatos ao fim do Lockdown realizado no município localizado à 229 km de Campo Grande.

O levantamento aponta também uma queda na média móvel de casos positivos da Covid-19 de pessoas residentes em Dourados.

PUBLICIDADE

Em 3 de junho, quinto dia do fechamento das atividades não essenciais, o município registrava uma média móvel de 211,43. Já no dia 10 de junho, décimo primeiro dia do lockdown, o índice caiu para 116,14.

“Não temos condições ainda de fazer uma avaliação parametrizada de todo o período de restrição, justamente porque o comportamento pandêmico se dá pela análise de 14 dias. Sendo assim, teremos como avaliar melhor amanhã, primeiro dia imediato ao fim das restrições mais severa”, explica o procurador-geral de Dourados, Paulo César Nunes da Silva.

Concordando com o procurador, o médico Frederico Weissinger, responsável pela Central de Regulação do município, afirma que os números positivos ainda não podem ser atribuídos ao Lockdown.

“A Covid pode ser avaliada em ciclos de 14 ou 15 dias. Tenho a convicção que daqui duas semanas os números serão muito melhores que hoje. Quando a transmissão é barrada pelo isolamento, inevitavelmente os índices melhoram. Não tenho dúvida que isso acontecerá em Dourados”, disse Weissinger

Ainda de acordo com Paulo César, a fila de espera por um leito de UTI Covid diminuiu em Dourados. Para ele, o dado positivo deve ser atribuído às restrições.

“Outro dado alentador, e muito positivo, é a diminuição da quantidade de pessoas esperando em uma fila de UTI, que no início do Lockdown eram de 59 doentes da macrorregião de Dourados aguardando por um leito. Ontem (11) tivemos 22 pessoas”.

“Esses são dados animadores, mas ainda precisamos aguardar pelo menos mais sete dias para termos uma análise mais complexa dos números”, ponderou.

FLEXIBILIZAÇÃO PARA O COMÉRCIO

Com os dados positivos, Dourados vai flexibilizar as restrições para o comércio, que esteve de portas fechadas desde o dia 30 de maio.

A prefeitura garante que vai seguir respeitando as recomendações, como o toque de recolher do Programa de Saúde e Segurança na Economia (Prosseguir), permitindo a abertura do comércio das 5h às 20h.

O horário será seguido porque o município está na bandeira cinza do programa Prosseguir, o que indica grau extremo para a Covid-19.

Entretanto, não deve seguir com o comércio fechado.

Correio do Estado