Alternative content

Get Adobe Flash player

Saúde

Mais de 5 mil animais já foram vacinados contra a raiva em São Gabriel do Oeste

A Secretaria de Saúde de São Gabriel do Oeste divulgou um balanço da Campanha de Vacinação Antirrábica de 2021 realizada em todo o município. Desde agosto, as equipes do setor de Zoonoses percorreram a zona rural para o procedimento de imunização de cães e gatos e neste último sábado, o setor realizou o Dia D da Campanha na área urbana. Ao final da ação, alcançou-se mais de 90% de cobertura de imunização, totalizando 4.442 animais vacinados na cidade e 980 no interior.

PUBLICIDADE

A Campanha percorreu os assentamentos Itaqui, Patativa, Campanário e o Distrito do Areado. No dia 18, a vacinação aconteceu em vários postos de atendimento montados na cidade. De acordo com a coordenadora da vacinação, a veterinária Raiane Oliveira, além da aplicação das vacinas nos postos de atendimento, houve a disponibilização de doses para a população que desejasse imunizar seus animais em casa.

Para os que não conseguiram vacinar, a Secretaria de Saúde ainda conta com 50 doses em estoque, que serão disponibilizadas para a população a partir desta terça-feira (21), no setor de Zoonoses na própria Secretaria (rua Martimiano Alves Dias, 1211). Para transportar a dose é necessário um isopor com gelo.

PUBLICIDADE

A raiva é uma doença infecciosa viral aguda que acomete mamíferos, inclusive o homem, e se caracteriza como uma encefalite progressiva e aguda com letalidade de aproximadamente 100%. A vacina é importante para prevenir e controlar a ocorrência da raiva humana, transmitida ao homem através de cães e gatos.

PUBLICIDADE
Com informações da Assecom