Alternative content

Get Adobe Flash player

Saúde

Em MS, tem cidade que está há mais de 60 dias sem casos de covid-19 após vacinação

A cidade de Caracol, a quase 400 quilômetros de Campo Grande, está há mais de 60 dias sem registrar casos novos de Covid-19. A cidade, que participou de estudo com vacinas contra a Covid-19 na faixa de fronteira, está com a vacinação avançada.

A secretária de Saúde de Caracol, Rosineia Gomes de Assis, ressalta a atuação conjunta da SES (Secretaria Estadual de Saúde) e Cosems/MS (Conselho de Secretarias Municipais de Saúde). “É uma vitória, resultado de trabalho árduo, graças aos esforços conjuntos do Cosems e da SES fomos contemplados com o estudo da faixa de fronteira. Como grande parte da população está imunizada estamos focados na vacinação dos adolescentes e a terceira dose dos idosos, e sempre chamamos quem ainda não foi, independentemente da idade”, explica a secretária.

PUBLICIDADE

Outros municípios do Estado também estão há vários dias sem novos registros da doença. Os municípios de Figueirão, Juti, Jaraguari e Novo Horizonte do Sul estão há mais de 30 dias sem novos casos e Antônio João há mais de 20 dias.

O presidente da Cosems/MS, Rogério Leite, destaca que os números representam vidas. “Estamos em constante construção, todos os municípios e o Estado, com o Dr. Geraldo Resende, às vezes há choques de ideias, pois, apesar de estarmos dentro do mesmo Estado, cada cidade possui sua peculiaridade, mas com diálogo e respeito seguimos juntos com o mesmo propósito”, afirma.

“Na semana passada, por exemplo, servidores de Amambaí tiveram que andar 250 km para aplicar a segunda dose, um município pequeno, com poucos vacinadores. Mas uma coisa é certa, todos estão empenhados, e o resultado é esse, MS liderando o cenário nacional, e inúmeros municípios sem novos casos”, complementa Rogério.

PUBLICIDADE

Vacinômetro

De acordo com o vacinômetro, 93,87% da população acima de 18 anos e grupos prioritários já receberam a primeira dose ou dose única, sendo que 71,14% já estão imunizados — receberam as duas doses ou dose única.

Midiamax