Alternative content

Get Adobe Flash player

Cidades

Acompanhe o que os vereadores falaram na tribuna

Durante a sessão ordinária da Câmara de São Gabriel desta terça-feira (02) os vereadores encaminharam ao executivo diversos pedidos e indicações, entre eles a poda das árvores mais antigas da Avenida Getúlio Vargas; licitação para instalação de lâmpadas com tecnologia de LED (luz branca) nas principais ruas da cidade e praças – que além de serem mais bonitas, possuem maior índice de custo benefício; consulta popular sobre a aplicação do imposto arrecadado com o IPTU e, por fim, foi pedido o oferecimento do curso para mototaxistas – que é fornecido pelo DETRAN.

No grande expediente, Juninho Gazineu iniciou parabenizando o vereador Rosmar Alves pelo seu aniversário – comemorado nesta terça. Juninho informou que participou de reunião, junto com os proprietários das autoescolas e do executivo, para encontrar o melhor local para realizar as aulas práticas - que ficou definido na Pista de Manobras Radicais. O vereador falou ainda do IPTU, alegando ter recebido muita reclamação, mas esclareceu que esse é o único recurso que fica todo município e pediu para quem constatar regularidade procurar a prefeitura.

Leocir Montagna também parabenizou Rosmar Alves pelo seu aniversário e falou sobre o Fórum Regional de Desenvolvimento, que acontecerá entre os dias 4 e 5 de julho em São Gabriel, e destacou os importante temas a serem abordados, aproveitando para convidar a todos para participarem. O edil falou ainda que o senador Cristóvão Buarque estará em Campo Grande nesta sexta-feira (05) falando sobre a federação da educação no Brasil e sobre a escola em tempo integral.

Odair Junior falou sobre a realização da Audiência Pública, destacando a importância do acontecimento para melhorar a saúde local. O vereador também abordou a questão do terreno que o executivo adquiriu para a construção das casas populares, dizendo-se a favor da construção das casas, mas contrário a maneira que foi feita a compra. Por fim, Odair Junior destacou que a falta de sinalização nas ruas estão causando acidentes na cidade.

Rosmar Alves agradeceu as felicitações que recebeu dos colegas. O edil comentou que a prefeitura está tentando atender a população, mas é preciso ter calma por causa das dificuldades. Por fim, Rosmar informou que em breve começarão as obras de asfalto no bairro Jardim Gramado.

Valdecir Malacarne também comentou sobre o terreno, dizendo que a compra foi superfaturada em R$ 400 mil. “Sou a favor de construções de casas, mas temos que observar os cuidados com as manobras do executivo para suprir o inchaço na folha de pagamento”, apontou. Em relação ao IPTU, o vereador disse esperar que a população seja ao menos beneficiada de forma direta com a arrecadação. “Espero que o executivo faça bom uso dos recursos, inclusive para a saúde”, concluiu.

Guinter Maffissoni Guimarães frisou a realização da Audiência Pública que falou sobre a falta de atendimento aos usuários de planos de saúde no município e também a Sessão Itinerante que ouviu os anseios dos moradores. O edil frisou ainda a exposição dos produtos da agricultura familiar de São Gabriel na Exposição de Rio Verde, destacou a importância das pessoas participarem do Fórum do Desenvolvimento e informou que estão havendo muitas melhorias na cidade, como o caso do asfalto no Jardim Gramado que em breve será iniciado.

Ivone Pirezan usou a tribuna para indicar ao secretário de Saúde, Fred, uma psicóloga para o NASI. A vereadora aproveitou para agradecer o secretário de Obras, Pedrinho, pois o pessoal do Milani reclamou e ele imediatamente atendeu as solicitações ocorridas com achuva de ontem.

Jeferson Tomazoni informou que o tema da Audiência Pública ganhará reforço com uma nova reunião da comissão para tratar do assunto. O edil destacou a paralisação dos assentados para reivindicar melhorias nos assentamentos e convidou os colegas para divulgarem os clamores da população, assim como o movimento nacional está fazendo por melhorias no país. Sobre o terreno, Jeferson disse que a questões ainda não foi legalizada, mas que ninguém é contrário à construção das casas. “Só acho que é muito dinheiro envolvido e que deveria ter o gasto aprovado pela Casa”, exclamou. Já a respeito do IPTU, o edil concluiu dizendo que terá reajuste sim, “até porque o executivo responderá por prevaricação se não o fizer. A população não pode ser iludida”.

Ao final da sessão, o presidente da Casa, vereador Marcos Paz, informou que a próxima Sessão Itinerante acontecerá no dia 16 de julho, na COHAB 3.

Projeto

Foi aprovado por unanimidade, na sessão desta terça (02) o projeto 009/2013 que autoriza a Fundação Cultural de São Gabriel do oeste (FUNGAB) entregar em cheque nominal a premiação aos vencedores do 6º FestOeste.

Cláudia Basso