Alternative content

Get Adobe Flash player

Assistência Social

Trabalhos desenvolvidos em São Gabriel do Oeste se tornam referência no Estado em livro da Assistência Social

As experiências de trabalhos desenvolvidos por profissionais da área social de São Gabriel do Oeste ganharam destaque em livro que reúne coletânea de casos de todo Mato Grosso do Sul. Dois artigos escritos pela coordenadora da vigilância socioassistencial, Silvie Cristina de Oliveira Barreto, foram selecionados para compor o livro, apontando que o município é referência em trabalhos socioassistenciais.

O livro “Sistema Único de Assistência Social no Mato Grosso do Sul – Experiências e Práticas”, disponível na versão física e digital, reúne ao todo 15 artigos desenvolvidos por profissionais da área social que foram alunos dos vários cursos do Programa CapacitaSUAS, realizado por intemédio da Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistências Social e Trabalho (Sedhast), via centro Universitário de Lins (Unilins).

Os artigos foram selecionados levando em consideração a relevância do tema, clareza e objetividade dos autores e a relação com o conteúdo dos cursos desenvolvidos pelos professores envolvidos no programa. Silvie foi classificada e recebe espaço para dois capítulos no livro com os temas “Importância da Gestão Territorial para o Desenvolvimento de Estratégias de Enfrentamento na Proteção Social Básica” e “Construção do Diagnóstico Socioterritorial na Rede Socioassistencial de São Gabriel do Oeste – MS”.

“Foi um dia muito especial para toda a Secretaria de Assistência Social com nosso trabalho reconhecido e devidamente registrado em forma de livro. Obrigada ao prefeito Jeferson, pela excelente gestão que nos permite trabalhar de acordo com o que preconiza a Política de Assistência Social. Nosso trabalho é silencioso, mas tem rendido bons frutos refletidos na população. Obrigada secretária Rosane por nos dar liberdade e condições de executar nosso trabalho. Obrigada às amigas e colegas do CRAS e do CREAS, esses artigos são o trabalho de vocês. Gratidão a todas da rede”, disse Silvie no lançamento do livro.

Além de divulgar, o livro tem por objetivo tornar pública a implementação da política de Assistência Social em Mato Grosso do Sul, contendo artigos dos trabalhadores capacitados entre os anos de 2014 e 2019. O lançamento ocorreu na última quinta-feira (5), na Escola do SUAS Mariluce Bittar, em Campo Grande.

Vale lembrar que em 2018, São Gabriel do Oeste também foi destaque na área da assistência social com a conquista do primeiro lugar no Prêmio Mariluce Bittar, na categoria Gestão do SUAS, com o projeto “Territorialização x Enfrentamento”.

CapacitaSUAS

Em Mato Grosso do Sul, a III etapa do Programa CapacitaSUAS foi executada em 2018 e 2019 pelo Centro Universitário de Lins (UNILINS). Os cursos foram desenvolvidos respeitando as matrizes pedagógicas do ministério, sendo ofertados para os trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social (SUAS).

 

 

 

 

Fonte: Assessoria de Comunicação